Academia de Patinagem de Braga
A Academia de Patinagem de Braga (APB) é uma Associação desportiva criada em Janeiro de 2015, que tem como objetivo principal promover a prática de patinagem artística no município de Braga, bem como a formação e educação dos seus atletas nas várias competências de vida que a prática desportiva proporciona.
Atualmente, cerca de 80 atletas, com idades compreendidas entre os 5 e os 23 anos, praticam diariamente patinagem na nossa Academia, a qual dispõe, para esse efeito de uma equipa técnica credenciada, composta por Iara Rocha (treinadora de grau I) e Carlos Monteiro.
A APB compete regularmente em torneios e campeonatos da modalidade, a nível regional e nacional, nos vários escalões etários, tendo já conquistado diversos títulos ou lugares de pódio, individuais e por equipa. Acresce também a competição a nível internacional, quer em equipas quer em termos individuais.
Equipa técnica
Patinagem artística
A patinagem artística divide-se nas seguintes especialidades:
Patinagem Livre – Realizada com música coreografada de forma individual. Caracteriza-se pelos saltos, piões e passos, executados de forma livre e criativa, que lhe conferem grande espetacularidade. A virtuosidade do patinador é definida pela velocidade, altura dos saltos, número de rotações no pião, originalidade, dificuldade e segurança nos passos de ligação.
Figuras Obrigatórias – Executadas de forma individual, sem música. Ao atleta é pedido que acompanhe com o patim circunferências previamente traçadas no ringue. A avaliação da prestação nas Figuras Obrigatórias é baseada no traço da figura, movimento e postura.
Pares de Dança – O par é constituído por um elemento feminino e um elemento masculino. As prestações do par podem incluir passos de dança e figuras de equilíbrio mas os atletas nunca quebram o contacto entre si. Nos Pares de Dança existe a obrigatoriedade de patinar ritmos específicos como Valsa, Tango, Blues, Polka, Samba, Jive, etc… Também existe a Dança Livre onde o par escolhe a sua música e pode explorar ao máximo a sua capacidade de dança e expressão.
Pares Artísticos – Também constituídos por um elemento feminino e um elemento masculino os Pares Artísticos distinguem-se pela execução de saltos, piões e elevações. O par deverá funcionar em harmonia com a música executando movimentos originais.
Solo Dance – Tal como o nome indica, o Solo Dance é em tudo semelhante aos Pares de Dança com a particularidade de ser executado individualmente. É uma vertente da Patinagem que está em grande ascensão e apela à beleza e espetáculo.
Show e Precisão – O Show divide-se por quartetos, grupos pequenos e grupos grandes. É uma competição única onde as equipas aliam as suas capacidades sobre patins à dramatização de um pequeno enredo. A Patinagem de Precisão distingue-se pelo trabalho de equipa onde os elementos estão completamente sincronizados na formação de linhas, rodas, barras e blocos.