Braga

Considerada uma das mais jovens cidades europeias, Braga consegue aliar na perfeição a sua História bimilenar a uma juventude e vitalidade revigorante.

Braga sempre assumiu um papel regional estratégico e central: De Bracara Augusta aos nossos dias, quer pela sua localização geográfica privilegiada, quer pelo seu dinamismo, Braga desempenha um papel dinamizador de referência a nível económico, cultural e do conhecimento e de tecnologia.

A sua centralidade e relevância permite-lhe oferecer aos seus habitantes uma excelente qualidade de vida nos seus mais variados critérios: na Saúde, no Emprego, na Educação, na Segurança, na Cultura.

De igual modo, a Câmara Municipal de Braga tem procurado fomentar estes e outros critérios fundamentais à satisfação das necessidades e expetativas dos seus habitantes; desenvolvendo políticas de coesão e igualdade social, de apoio às famílias como núcleo primário da comunidade, de sensibilização para um crescimento sustentável, promovendo a inovação e criatividade como motores de desenvolvimento.

A nível económico, o Município considera a Dinamização Económica, a Captação de Investimento e a Internacionalização como vetores chave nas medidas estratégicas que o Município tem adotado, no sentido de potenciar o Dinamismo, a Inovação, o Conhecimento e a Criatividade do Tecido Empresarial, rumo a um novo ciclo económico local e regional. 

E esta aposta municipal na promoção do desenvolvimento baseado na transferência de conhecimento, na tecnologia e no eco sustentabilidade, tem potenciado a visão de Braga como “cluster” de indústrias tecnológicas, tornando-a cada vez mais um polo atrativo ao Investimento.

Também o Destino Braga tem suscitado cada vez mais interesse a novos segmentos: do Turismo Religioso e Cultural (que tão bem define a motivação de grande parte dos que nos visitam), o Turismo de Negócios, os City Breaks e a Gastronomia e Vinhos começam a afirmar-se como novos produtos âncora na promoção turística da Senhora do Minho.

Locais de Interesse

Sé Catedral

A mais antiga de Portugal, construída por D. Henrique e D. Teresa.

Largo do Paço

No passado Palácio dos Arcebispos, atualmente, a Reitoria da Universidade do Minho

 

Santuários do Sameiro

Santuário do Bom Jesus

Mosteiro de Tibães

Palácio do Raio

Torre de Menagem

Casa dos Crivos

Fonte do Ídolo

Academia Patinagem de Braga