Braga
Considerada uma das mais jovens cidades europeias, Braga consegue aliar na perfeição a sua História bimilenar a uma juventude e vitalidade revigorante.
Braga sempre assumiu um papel regional estratégico e central: De Bracara Augusta aos nossos dias, quer pela sua localização geográfica privilegiada, quer pelo seu dinamismo, Braga desempenha um papel dinamizador de referência a nível económico, cultural e do conhecimento e de tecnologia.
A sua centralidade e relevância permite-lhe oferecer aos seus habitantes uma excelente qualidade de vida nos seus mais variados critérios: na Saúde, no Emprego, na Educação, na Segurança, na Cultura.
De igual modo, a Câmara Municipal de Braga tem procurado fomentar estes e outros critérios fundamentais à satisfação das necessidades e expetativas dos seus habitantes; desenvolvendo políticas de coesão e igualdade social, de apoio às famílias como núcleo primário da comunidade, de sensibilização para um crescimento sustentável, promovendo a inovação e criatividade como motores de desenvolvimento.
A nível económico, o Município considera a Dinamização Económica, a Captação de Investimento e a Internacionalização como vetores chave nas medidas estratégicas que o Município tem adotado, no sentido de potenciar o Dinamismo, a Inovação, o Conhecimento e a Criatividade do Tecido Empresarial, rumo a um novo ciclo económico local e regional.
E esta aposta municipal na promoção do desenvolvimento baseado na transferência de conhecimento, na tecnologia e no eco sustentabilidade, tem potenciado a visão de Braga como “cluster” de indústrias tecnológicas, tornando-a cada vez mais um polo atrativo ao Investimento.
Também o Destino Braga tem suscitado cada vez mais interesse a novos segmentos: do Turismo Religioso e Cultural (que tão bem define a motivação de grande parte dos que nos visitam), o Turismo de Negócios, os City Breaks e a Gastronomia e Vinhos começam a afirmar-se como novos produtos âncora na promoção turística da Senhora do Minho.
Locais de Interesse
Sé Catedral
A mais antiga de Portugal, construída por D. Henrique e D. Teresa.
Largo do Paço
No passado Palácio dos Arcebispos, atualmente, a Reitoria da Universidade do Minho
Santuários do Sameiro
Santuário do Bom Jesus
Mosteiro de Tibães
Palácio do Raio
Torre de Menagem
Casa dos Crivos
Fonte do Ídolo